Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A quem você pertence?

E-mail Imprimir PDF

Uns estão dizendo: "Eu sou seguidor de Paulo". Outros dizem que estão do lado de Apolo ou de Pedro; e outros ainda que só eles são os verdadeiros seguidores de Cristo. E assim vocês, de fato, partiram Cristo em muitos pedaços. Mas será que eu, Paulo, morri por seus pecados? Alguém de vocês foi batizado em meu nome? (I Coríntios 1. 12 – 13 – Bíblia Viva).

Todos nós gostamos de um bom filme; cada um torce por um time de futebol, cada um de nós temos um programa favorito, o partido politico no qual você se identifica por causa das ideologias que ele defende. Mas quando alguém discorda de algum ponto de vista (religião, politica, escritor, pastor...) do qual você defende ou tem alguma afinidade, como você reage? Reage de maneira agressiva tentando impor suas ideias ou tenta mostrar os prós e os contras sobre o assunto em pauta?

O texto acima nos fala do problema que havia em Corinto. A cidade tinha em média 700 mil habitantes, e era conhecida por ser uma cidade violenta e imoral. Havia cerca de 1000 prostitutas que faziam parte dos cultos que eram celebrados aos deuses existentes naquela cidade.
Por ter esse tipo de cultura, a cidade de Corinto atraia muitos turistas com intensão de se divertirem da maneira mais promiscua e pecaminosa; e qualquer novo tipo de religião ou culto que chegasse a Corinto, rapidamente se rendia aos seus costumes amorais (cristãos que se deixavam levar pela situação). Mas quando Paulo olha para esse cenário, ele fica um pouco desanimado. Mas ele não desistiu. Lutou e conseguiu implantar uma igreja em Corinto. Você é um daqueles que desiste facilmente ou luta até as últimas consequências pelos seus ideais?

Um dos maiores problemas que Paulo enfrentou na igreja de Corinto era as divisões. Havia pelo menos quatro grupos: os que apoiavam Paulo, os de Apolo, os de Cefas (Pedro) e os de “Cristo”, que na realidade eram devotos da igreja de Corinto.
Em sua vida cristã, existe algum grupo de que você faça parte? “Eu sou de Cristo, mas eu sigo os ensinamentos do irmão fulano”, “eu sou de Cristo, mas hoje eu vou ver a final do campeonato brasileiro”, “eu sou de Cristo, mas hoje não vou ao ensaio, pois tenho que sair com meu(inha) namorado(a)”.
A quem você pertence, quando passa um programa legal na televisão na hora do culto? A quem você pertence quando vai passar o último capítulo da novela na hora do culto de oração? A quem você pertence, quando o sol está quentíssimo em um domingo na hora da EBD?
Muitas pessoas se identificam com as obras de Cristo, mas ainda pertencem às coisas do mundo, tomam partidos, e as defendem com unhas e dentes.
Em I Coríntios 1.13, Paulo faz três perguntas esperando respostas negativas: Cristo está dividido? Eu, Paulo fui crucificado por eles? Alguém foi batizado em nome de Paulo?
Como cristãos temos que pertencer a Cristo. Temos que tomar cuidado para não pertencermos a alguma outra coisa que possa tomar o lugar de Cristo em nossa vida.
Temos que aprender a dizer não às coisas deste mundo que atrapalham nossa comunhão com Deus. Temos que nos identificar e pertencer somente a Jesus que deu a sua própria vida por amor a você.


Pr. Anderson e Nete Pruchó

Pastor da Congregação Batista em Limeira, Anchieta – ES

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


 

 

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

2 Crônicas 11.4

Assim diz o Senhor: Não subireis, nem pelejareis contra os vossos irmãos; volte cada um à sua casa; porque de mim proveio isto. E ouviram as palavras do Senhor, e desistiram de ir contra Jeroboão.”

É muito difícil aceitarmos que estamos sendo castigados. É mais fácil acreditarmos que estamos passando por uma “prova” a ter que admitir um erro.

Salomão havia cometido muitos erros e Deus o puniu dividindo o seu reino. Roboão, filho de Salomão, ingenuamente, tentou desfazer o castigo indo guerrear com a outra parte para reconquistá-la. Mas Deus disse, em outras palavras: “Eu é que fiz isto!”. Resumindo, o castigo de Deus, homem não tira. É melhor sentar e aceitar a punição. Os homens de Roboão aceitaram, e foi muito bom. Puderam assim cuidar da sua terra e fortalecer a parte deles, evitando perder o que ainda tinham: o Reino de Judá.

Em vez de sair lutando contra todos para tomar aquilo que já não é mais meu, eu devo entender que, mesmo no castigo, Deus tem um plano para mim. Permitindo que a mão de Deus me corrija, me conserte e me conduza, posso ser um ser humano melhor e dar mais atenção ao que ainda é meu.

Quem está online

Nós temos 119 visitantes online

Visitantes

9825061
HojeHoje3322
OntemOntem3775
Nesta SemanaNesta Semana22010
Neste MêsNeste Mês10611
TotalTotal9825061

COMPRE O NOSSO LIVRO