Coluna de Fogo

... e de noite numa coluna de fogo para os iluminar...

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Bem Vindo ao Coluna de Fogo

Prorrogadas as inscrições para Oficial do Corpo de Bombeiros

E-mail Imprimir PDF


Uma boa notícia: A UERJ prorrogou as inscrições para o Vestibular!

Você que quer ser Oficial do Corpo de Bombeiros ganhou alguns dias para se inscrever. A nova data limite é 13 de agosto de 2018.

Só para lembrar, segue abaixo o nosso aviso anterior:

 

Quer se tornar um Oficial do Corpo de Bombeiros? Esta pode ser a sua chance. Estão abertas as inscrições.

O concurso é realizado através do vestibular da UERJ, por meio de dois exames de qualificação e um exame discursivo.

Neste momento já estão ocorrendo as inscrições para o 2º Exame de Qualificação. E sabe qual a vantagem? Se você perdeu o 1º Exame, pode fazer o 2º normalmente! O grande objetivo desta fase é obter pontos para somar ao exame discursivo.

Para aqueles que fizeram o 1º Exame, agora é a chance de melhorar a nota.

Vale lembrar que pelo menos um dos Exames de Qualificação deverá ser feito, ou seja, não é possível fazer somente o Exame Discursivo.

Segue o link das inscrições e... boa prova!


http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/index_portal.php

 

Agora com nova data, estas inscrições vão até o dia 13 de agosto. Não deixe para fazer a inscrição em cima da hora!

Edital

 

Glauco Rocha Machado
Major Bombeiro Militar

 

Escola de Bombeiros lidera o grupo no Campeonato entre Grupamentos

E-mail Imprimir PDF


A Equipe da Escola de Bombeiros segue com vitória no campeonato entre Grupamentos, organizado pelo Centro de Educação Física e Desportos do CBMERJ. O adversário desta vez foram os leões do 8° GBM (Campinho), um time de bravos guerreiros.

O largo resultado não retrata a realidade dos nossos companheiros de farda. Com alguns desfalques em funções de missões e limitações físicas de outros, por conta de recente teste físico, a equipe de Campinho precisou superar obstáculos e vencer grandes barreiras para estar em Campo na manhã desta terça-feira.

Leia mais...
 

Programa de Treinamento Funcional no Corpo de Bombeiros

E-mail Imprimir PDF

Mais um trabalho que tive a honra de participar no CBMERJ, com a certeza de excelentes resultados dentro e fora da corporação.

Abertura


1. Exercícios de Mobilidade e Estabilidade Articular


2. Exercícios de Força


3. Exercícios de Equilíbrio


4. Exercícios de Agilidade

 

Fonte: http://www.cbmerj.rj.gov.br/page/211-centro-de-educacao-fisica-e-desportos

 

Conheça as Atividades dos Bombeiros

E-mail Imprimir PDF

Atividades de Bombeiros

Como muitas pessoas não conhecem as atividades que os bombeiros executam, resolvemos publicar um vídeo que produzimos na Diretoria de Instrução, que inicialmente era pra ser apresentado a visitantes do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros.

O vídeo não é exaustivo, não apresenta tudo o que um bombeiro faz, mas já traz uma boa noção das principais atividades.

Um grande abraço a todos e compartilhem para um maior conhecimento da sociedade.

 

Pra quem não conhece o trabalho, um Resumo do CD "O Meu Melhor", de Nívia Pruchó

E-mail Imprimir PDF

Trechos de 6 músicas do Álbum "O Meu Melhor", de Nívia Pruchó.

O CD completo possui 10 músicas inéditas:

Leia mais...
 

Ginástica Laboral para Bombeiros Militares

E-mail Imprimir PDF

É com grande satisfação que compartilho um trabalho que estivemos envolvidos nos últimos meses.

Do Projeto de Prevenção a Doenças do Trabalho, criamos vídeos educativos que servem não só para Bombeiros Militares, mas para outros profissionais de atividades semelhantes.


Ginástica Laboral para Guarda-vidas


Ginástica Laboral para Prontidão, APH, Enfermaria, Remoção de Cadáver, Suprimento e Manutenção


Ginástica Laboral para Condutores de Viaturas, Músicos, Dentistas e Auxiliares


Ginástica Laboral para Operadores de Comunicação, Atendentes Ambulatoriais e Administrativos

Leia mais...
 

Você é um presente para o mundo

E-mail Imprimir PDF

No dia em que você nasceu o mundo recebeu um presente. Chegava à Terra alguém especial, como nunca vi igual. Fico aqui imaginando quantas vidas abençoadas por suas ministrações, por seus conselhos, por suas orações... ao longo desses 33 anos! Você fez pessoas mudarem, sim, transformou corações duros em quebrantados, através de uma instrumentalidade que só pode ter vindo dos céus. Fez mulheres rirem e homens chorarem. Uma força incontestável que me balançou forte. Cada vez que levanta a voz, o povo jubila, os anjos cercam e demônios caem. Como mensurar o poder de Deus através da vida de uma pessoa? Se "pelos frutos os conhecereis", posso dizer que a conhecemos, porque verdadeiramente tem dado frutos, e ainda há de frutificar mais. Então limito-me a conhecer, não a mensurar. Quando Deus escolheu você para vir até aqui, naquele 1º de agosto de 1985, entregou na verdade um mimo, pelo divino excesso de benevolência a nós, terráqueos. Você é uma linda e singela lembrança para que todos saibam que Ele está por perto. E, de toda essa gente, certamente sou o mais privilegiado, porque vivi, vivo e viverei toda a intensidade do seu ser ao meu lado. Uma mulher honrada e guerreira, doce e forte, magnífica e livre. Livre para cumprir o seu papel, um papel de presente, que embrulha um interior cheio de brilho para nos iluminar. De toda sorte, sou grato por você ter nascido e nos ter abençoado até aqui... porque, no seu aniversário, o presente é você.

 

Falsos Cognatos

E-mail Imprimir PDF

Falsos cognatos são aquelas palavras em inglês (ou outra língua) que você olha e logo acha que sabe a tradução, porque se parece muito com português. Daí, quando você traduz, leva um susto, porque a tradução é outra coisa completamente diferente!
Por exemplo, se eu falo I pretend, dá uma vontade imensa de traduzir para "Eu pretendo"... Mas não é nada disso! O verbo to pretend é FINGIR, ou seja: I pretend = Eu finjo. Pretender é to intend.
Só com este exemplo já dá pra ter uma noção do quanto este assunto pode causar problemas, né? Então, vale a pena decorar o máximo de Falsos Cognatos que for possível, porque as bancas "brincam" de fazer pegadinhas com eles. Clique no "Leia mais" para ver nossa listinha:

Leia mais...
 

Adultinha

E-mail Imprimir PDF

É só eu ou mais alguém com filha de 4 anos tem a sensação de estar conversando com uma "adultinha"? Por adultinha entenda-se uma miniatura de adulta.

Dizem que as meninas são mais independentes, mas avançadas, talvez superiores aos meninos no desenvolvimento mental... cientificamente é difícil comprovar, mas na prática... bem que me rendo a tais teorias.

Leia mais...
 

A Arte de Fazer Coisa Errada

E-mail Imprimir PDF

Todas as pessoas que param seus carros na frente do portão da minha garagem (e não são poucas) argumentam a mesma coisa quando as interpelo: “Não sabia que tinha alguém [na casa].”. Ora, ACHAR que ninguém precisa da lei, dá o direito de descumprir a lei? A resposta, repetitiva e automática, para justificar o erro me remete a sensação de que fazer coisa errada e se defender, não admitindo que errou, faz parte da cultura do brasileiro. Pergunto: Quando (se é que é possível) que o Brasil vai mudar, se a nossa essência é, repetidamente, errar e se defender? Não há em nós reconhecimento pelo erro, não há arrependimento, não há sequer desejo de mudança, há desejo de errar e depois desejo de se defender. Lamento, mas o Brasil não tem jeito. Os “réus” na frente do meu portão são meras reproduções de alguns julgamentos que vemos na mídia: erro e defesa; "descumpro a lei porque (acho que) ninguém precisa da lei".

Agora, tentam empurrar goela abaixo determinadas “artes”… o ciclo recomeça: erro (ACHAM que é arte), a sociedade conservadora (donos de garagem) interpela, e os “artistas” se defendem… não adianta, são muitos artistas, da arte de fazer coisa errada, de se fazer e se defeder a pedofilia como arte [crianças e um homem nu?!]; do homossexualismo como arte [homens e suas velas nos anus?! kerissexualismo?]; de crianças "se sujarem" como arte [analogia tendenciosa e ridícula], de bloquear uma garagem como arte…

P.S.: De todos que tentaram bloquear a garagem da minha casa (e como disse, foram muitos), apenas um, repito, APENAS UM, usou um argumento diferente: “Era rapidinho…”. Sem comentários. O Brasil, de artistas, pra mim não cola. Botei pra correr do mesmo jeito, do meu jeito, na minha arte de fazer o que é certo.

Glauco Machado

 

Posturas Laborais

E-mail Imprimir PDF

Em continuidade a nossa produção de vídeos educativos de prevenção a doenças do trabalho, publicamos na Semana do Bombeiro dois conteúdos muito importantes para rotinas diárias de trabalho:

 

Posturas Laborais - Rotinas Administrativas


Posturas Laborais - Rotinas Operacionais

Leia mais...
 

Técnicas de Apresentação de Trabalhos

E-mail Imprimir PDF

Resumo de Técnicas de Apresentação de Trabalhos

Durante minha nova atividade de Produção de Videoaulas no Corpo de Bombeiros, aproveitei os recursos para produzir um vídeo da minha própria disciplina no Curso de Capacitação ao Oficialato Superior (CCOS), da Escola Superior de Comando.

Resolvi compartilhar a aula porque as técnicas abordadas aqui neste breve resumo podem ser usadas em qualquer curso que ao final possua apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Espero que ajude, sobretudo aqueles que estão na faculdade.

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

COMPRE O NOSSO LIVRO

Curta o Coluna de Fogo e compartilhe nosso conteúdo

Centelha Diária

2 Crônicas 16.12

E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao Senhor, mas antes os médicos."
O rei Asa levava seu reinado muito bem, até que um dia deixou Deus de lado para confiar nos homens. Primeiro, diante de uma guerra iminente, subornou o rei da Síria para obter ajuda na batalha. Confiou no poder de um rei e seu exército contra outro exército, esquecendo o “Senhor poderoso na guerra” (Sl 24.8). Depois realiza a primeira perseguição a profeta registrada nas Escrituras. Manda prender Hanani que apenas lhe trazia, da parte de Deus uma repreensão pelos seus erros. Confiou no seu próprio conhecimento rejeitando “o Senhor que corrige” (Pv 3.11-12). Em seguida, oprime brutalmente algumas pessoas do povo. Confiou em si mesmo e na sua força para oprimir os mais fracos, desatentando para o Rei dos reis, “Torre forte”, que é abrigo seguro para os justos e oprimidos (Pv 18.10). Por fim, morreu, após grave doença, tendo procurado somente os médicos. Confiou a cura aos doutores, esquecendo do “Senhor que sara” (Êx 15.26).
Precisamos confiar em Deus em tudo: na batalha, ainda que tenhamos ajuda de um exército; na repreensão, ainda que nos julguemos corretos; na liderança, ainda que sejamos grandes líderes; e na doença, ainda que haja bons médicos a nossa volta.

Quem está online

Nós temos 2074 visitantes online

Visitantes

10946200
HojeHoje469
OntemOntem5433
Nesta SemanaNesta Semana5902
Neste MêsNeste Mês137186
TotalTotal10946200

Frases para pensar

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsias e desafios."

Pr. Martin Luther King