Uns estão dizendo: "Eu sou seguidor de Paulo". Outros dizem que estão do lado de Apolo ou de Pedro; e outros ainda que só eles são os verdadeiros seguidores de Cristo. E assim vocês, de fato, partiram Cristo em muitos pedaços. Mas será que eu, Paulo, morri por seus pecados? Alguém de vocês foi batizado em meu nome? (I Coríntios 1. 12 – 13 – Bíblia Viva).
Todos nós gostamos de um bom filme; cada um torce por um time de futebol, cada um de nós temos um programa favorito, o partido politico no qual você se identifica por causa das ideologias que ele defende. Mas quando alguém discorda de algum ponto de vista (religião, politica, escritor, pastor...) do qual você defende ou tem alguma afinidade, como você reage? Reage de maneira agressiva tentando impor suas ideias ou tenta mostrar os prós e os contras sobre o assunto em pauta?
O texto acima nos fala do problema que havia em Corinto. A cidade tinha em média 700 mil habitantes, e era conhecida por ser uma cidade violenta e imoral. Havia cerca de 1000 prostitutas que faziam parte dos cultos que eram celebrados aos deuses existentes naquela cidade.
Por ter esse tipo de cultura, a cidade de Corinto atraia muitos turistas com intensão de se divertirem da maneira mais promiscua e pecaminosa; e qualquer novo tipo de religião ou culto que chegasse a Corinto, rapidamente se rendia aos seus costumes amorais (cristãos que se deixavam levar pela situação).